Engenheiros da Microsoft exibiram, pela primeira vez, uma versão do Windows 7 instalada num notebook da Dell com as funcionalidades multitoque.
No computador, é possível selecionar ícones por meio do toque dos dedos na tela. A funcionalidade permite clicar, arrastar e soltar.
No caso de manipulação de imagens, é possível ainda rotacioná-las, ampliá-las ou mesmo efetuar seleção e determinar corte apenas por meio do uso dos dedos.
O computador foi exibido na cidade de San Diego, Califórnia, onde a Microsoft participa do evento “All Things Digital”, organizado pelo Wall Street Journal.
Segundo a diretora corporativa Julie Larson-Green, rodar o Windows 7 sensível ao toque não exigirá mais hardware do que já pede o Windows Vista, com exceção do monitor, que obviamente deve ser capaz de reconhecer o toque sobre a tela.
Julie explicou que algumas das características desenvolvidas para o Windows 7 já estão disponíveis no Microsoft Surface, espécie de PC em formato de mesa operado exclusivamente por toques sobre a tela.
Na opinião da executiva, o toque não substituirá definitivamente o mouse e o teclado, mas será um auxiliar. “Em algumas operações, é simplesmente mais fácil tocar na tela”, disse Julie.
A Microsoft postou um vídeo no blog do Windows Vista que demonstra como funciona o recurso sensível ao toque do Windows 7."