"Pois é, mal o DVD se firmou como mídia popular, substituindo de vez o VHS e em parte o CD como mídia para gravação de dados, e já temos um substituto do DVD na área.
Depois de travar uma batalha com o HD-DVD da Toshiba, mesma idealizadora do DVD, como aconteceu antigamente com o VHS e o BetaMax, o Blu-ray da Sony se consolidou como a mídia do futuro após a Toshiba comunicar em 19 de Fevereiro de 2008 a decisão de não continuar com o desenvolvimento, fabricação e comercialização do HD-DVD.
Blu-ray, também conhecido como BD (de Blu-ray Disc) é um formato de disco óptico de 12 cm de diâmetro (igual ao CD e DVD) para vídeo de alta definição e armazenamento de dados de alta densidade. É capaz de armazenar filmes de até 1080p Full HD e requer obviamente uma TV de alta definição (Plasma ou LCD) para demonstrar todo o seu petencial.
Sua capacidade varia de 25 (camada simples) a 50 (camada dupla) Gigabytes. O disco BD usa um laser de cor azul-violeta, cujo comprimento de onda é de 405 nanômetros, permitindo gravar muito mais informação do que o DVD, que usa um laser de cor vermelha de 650 nanômetros.
E é este laser azul que originou o nome Blu-ray, sendo que “blue-ray” significa “raio azul” em inglês. A letra “e” da palavra “blue” foi tirada, porque em alguns países não se pode registrar uma marca com uma palavra comum.
Os discos de Blu-ray virão nos seguintes formatos:
BD-ROM: disco apenas de leitura.
BD-R: disco gravável.
BD-RE: disco regravável.
Criado pela Sony e pela Panasonic, o Blu-ray ainda conta com o apoio exclusivo da Warner Bros, MGM, Fox e Columbia Pictures.
Cabe agora ao consumidor decidir quando vai ser a hora de trocar toda a sua coleção de DVD´s pelos novos discos azuis da nova geração."
No site Americas.com você encontra Blu-ray players com preço de R$ 2999,00 à R$ 3999,00.
Créditos: Dimensão Particular
Nenhum comentário:
Postar um comentário