quinta-feira, 3 de julho de 2008

Wi-Fi no avião

"Os primeiros aviões da American Airlines com banda larga a bordo começaram a voar nos Estados Unidos. Os 15 Boeings 767-200, que recebem o sinal da operadora Aircell, oferecerão Wi-Fi gratuito aos passageiros num primeiro momento antes de iniciar o serviço cobrado para valer (12,95 dólares por vôo). Mas nem pense em abrir o Skype ou qualquer outro serviço do gênero: a companhia aérea já avisou que vai bloquear os serviços VoIP.

A Aircell usa um espectro de 3 MHz que licenciou em 2006 para levar seus serviços aos vôos. A banda larga chega por meio de três antenas instaladas na parte externa do avião. Elas captam o sinal de 92 torres celulares instaladas em terra firme. Segundo a Aircell será possível oferecer cerca de 2 Mbps por usuário, dependendo da demanda pelo serviço...

Com toda essa banda, faz algum sentido bloquear o VoIP? Ok, ninguém quer viajar horas com alguém tagarelando sem parar do seu lado, mas limitar o horário em que o VoIP poderia ser usado, por exemplo,seria uma alternativa. A menos que a Aircell esteja planejando ter seu próprio serviço de voz. O jeito vai ser apelar para o Messenger para falar com o pessoal em terra, se é que ele também não vai ser bloqueado."

Fonte: INFO Online