quarta-feira, 25 de junho de 2008

Conheça mais sobre o Orkut Buyukkokten criador do orkut

""Orkut Buyukkokten adicionou você como amigo. Orkut é seu amigo? Sim ou não?" A mensagem estava na página que este repórter mantém num dos maiores e mais conhecidos sites de relacionamentos virtuais da internet, batizado propriamente de Orkut (www.orkut.com). Calcula-se que 6 milhões de pessoas tenham páginas com seus perfis ali; desse universo, a maioria (71,92%, segundo os últimos dados disponíveis) é brasileira. E quem é o criador do sucesso?

Na vida virtual, segundo sua própria página, Orkut Buyukkokten tem 30 anos, é solteiro, gosta de massagem, não entende as mulheres e tem como meta na vida "tentar experimentar todas as coisas "radicais" (definir "radical" é sua função) e nunca olhar para trás ou se arrepender de nada". Na cama dele você vai encontrar "velas, óleo para massagem, urso de pelúcia (isso explica por que a fonte da cor ORKUT é rosa, kkkkkkk) e algemas".

Na vida real, como comprovou a Folha em entrevista exclusiva com o "desenhista de interface com o usuário" (sua função) na sede do Google, na Califórnia, Orkut Buyukkokten nasceu na Turquia, onde estudou na renomada Universidade Bilkent, em Ancara, tem pós-doutorado em ciência da computação em Stanford e desenvolveu o embrião do site nos bancos da universidade californiana, até ser contratado pela empresa de seus ex-colegas Sergey Brin e Larry Page.

Ele não tem idéia dos motivos que levaram sua criação a ser o sucesso que é especificamente no Brasil --a imprensa e os internautas norte-americanos em geral praticamente ignoram o Orkut, dando mais atenção a outros sites de relacionamento como Friendster ou thefacebook. Diz que não faz parte de seus planos vender as informações contidas nas páginas pessoais para empresas, dados e hábitos que valeriam ouro na publicidade virtual."

Fonte: Folha Online

Nenhum comentário: