sábado, 24 de maio de 2008

Windows 7 terá aplicativos online

O próximo sistema operacional para micros da Microsoft trabalhará integrado ao site Windows Live.

Aplicativos como Galeria de Fotos, Windows Mail e Movie Maker deixarão de ser instalados com o sistema operacional. Em vez disso, o Windows passará a empregar os serviços online correspondentes do site Windows Live. O plano foi descrito num memorando interno da Microsoft em agosto do ano passado. Esse documento foi recentemente publicado na web pela blogueira americana Mary Jo Foley. O texto é assinado por três vice-presidentes da Microsoft, que contam como o Windows Live deverá evoluir e se integrar ao Windows e ao Office.

Alguns dos aplicativos online que deverão ser integrados ao Windows 7 já fazem parte do Windows Live. Três exemplos são Messenger, Galeria de Fotos e Writer (o editor de blogs). Outros estão em desenvolvimento, como o Windows Live Movie Maker, conhecido pelo codinome Sundance. O cardápio completo deverá fazer parte do chamado Windows Live Wave 3, a próxima geração do pacote de serviços online da Microsoft, que poderá ser liberada ainda neste ano se a equipe de desenvolvimento cumprir o cronograma.

Uma dúvida é se a Microsoft vai começar a cobrar pelos serviços online. A empresa chegou a distribuir a alguns testadores cópias beta de um produto chamado ValueBox (codinome Albany). Ele incluiria o pacote de aplicativos Office Home and Student (que agora é vendido no Brasil por 199 reais) e acessos ao Windows Live OneCare e ao Office Live Workspace. Como se sabe, diferentemente do rival Google Docs, o Office Live Workspace apenas armazena documentos, sem oferecer a possibilidade de editá-los no próprio browser. A idéia do ValueBox seria oferecer o pacote Office, para edição no micro, junto com os serviços online complementares. Com aplicativos online como o Google Docs ganhando popularidade rapidamente, é natural que a Microsoft também ofereça alguma coisa online para se contrapor a eles.

Quanto ao Windows 7, o cronograma oficial continua prevendo que fique pronto no fim de 2009, com início das vendas avulsas no início de 2010, três anos depois do lançamento do Vista. Claro que, como todos sabemos, a Microsoft nem sempre cumpre o cronograma. Assim, ninguém deve estranhar se o Windows 7 demorar mais que o planejado para ficar pronto.

Nenhum comentário: