sexta-feira, 23 de maio de 2008

Transforme seu micro num sistema dual-boot, para rodar Linux e Windows XP


Você tem um micro com o Windows e gostaria de experimentar o Linux, mas não dispõe de outra máquina para instalá-lo. Sem problema: é possível instalar Linux e Windows no mesmo PC e deixar os dois sistemas convivendo pacificamente. Nesses casos, usa-se um programa chamado gerenciador de boot, que, na hora de ligar a máquina, lhe permite escolher Windows ou Linux. É o esquema chamado dual boot, ou dupla inicialização. Neste tutorial vamos mostrar como fazer esse tipo de instalação partindo de um micro com o Windows XP. O requisito básico é espaço livre no disco rígido — um mínimo de 5 GB. O Linux que vamos usar é o Ubuntu, uma distribuição feita sob medida para o usuário final. O Ubuntu instala automaticamente um gerenciador de boot, o Grub, que monta um menu para a escolha do sistema na hora da inicialização. A máquina utilizada na instalação foi um Celeron de 2,4 GHz, 512 MB de RAM e um HD de 120 GB, com partição única. Acompanhe o passo-a-passo para fazer essa instalação:

1. Baixe o Ubuntu

Antes de tudo, você precisa do Ubuntu. Para fazer o download, vá ao endereço www.info.abril.com.br/download/4092.shtml. Neste tutorial usamos a versão 5.10. Você vai baixar uma imagem de CD em formato ISO com cerca de 500 MB. Com o arquivo ISO, use um software como o Nero e queime o CD de instalação do Ubuntu.

2. Faça backup

No Windows, faça cópias de segurança dos arquivos de que você precisa. Você vai mexer na estrutura do disco rígido, e erros são sempre possíveis nesse tipo de operação. Então, é melhor prevenir.

3. Instale o Ubuntu

Confira no Setup do micro e garanta que ele esteja ajustado para dar o boot pelo drive de CD (ou DVD). Agora, reinicie a máquina e dê o boot com o CD do Ubuntu. Ao aparecer o logotipo do Ubuntu, pressione a tecla Enter para iniciar a instalação, que é feita em modo caractere. As etapas a seguir são a continuação do processo:

1. Selecione o idioma. Existe a opção de português brasileiro.

2. Escolha o layout do teclado. Normalmente, o instalador reconhece o tipo de teclado. Em dúvida, é possível testar se o layout selecionado é o correto. Basta escolher o teste e digitar letras acentuadas para ver se elas são produzidas corretamente.

3. Defina o nome da máquina (no menu, host name).

4. Surge o particionador de disco. Selecione a opção “Redimensionar IDE1 Principal, Partição #1 (hda1) e utilizar o espaço”.

5. Indique o tamanho da partição. O instalador sugere 50% do disco, mas você pode optar por outro valor. O mínimo é 3,2 GB. O utilitário cria duas partições: #2 e #5. A primeira é formatada no padrão ext3, do Linux. A outra será utilizada como swap (memória virtual).

6. Após a criação e formatação das partições, o utilitário inicia a instalação do sistema básico. Autorize que o instalador baixe arquivos de suporte ao idioma. Responda sim, quando o programa perguntar se o relógio do hardware está configurado para GMT (hora de Greenwich) e depois selecione o fuso horário conforme a região do Brasil (Leste, na maioria dos casos).

7. Agora, digite o nome completo do usuário, o nome de usuário (login) e senha. Confirme a senha.

8. O instalador detecta no HD a presença de outro sistema, o Windows XP. Então pergunta se deve instalar o Grub. Responda sim.

9. A instalação entra em novo estágio. Retire o CD do drive e comande Continuar. O sistema é reiniciado e faz a instalação dos pacotes, que vai até o fim. Agora, ao ligar a máquina, aparece o menu de inicialização, em ambiente texto, para você escolher entre o Ubuntu e o Windows XP.

4. Configure o Grub

O menu de inicialização do Grub escolhe o Ubuntu como padrão. Isso significa que, para abrir o Windows, você precisa selecioná-lo manualmente. Mas, se quiser, você pode transformar o XP na opção-padrão. No menu do Ubuntu, acione Aplicações > Ferramentas de Sistema > Executar como Outro Usuário. Na janela que se abre, digite a seguinte linha na caixa Executar: gedit /boot/grub/menu.lst

Na próxima tela, forneça a senha do root e dê OK. Assim, você abre o arquivo do menu de inicialização no editor de texto gedit. No texto, localize a linha que contém a palavra “default” seguida do número 0. Troque esse número para 4. Isso faz o Windows ser escolhido como padrão. Nossa tarefa está concluída. Falta apenas configurar uma impressora e verificar a conexão com a internet.

5. Impressora

Sua impressora certamente já está conectada ao micro, até porque você a utiliza no Windows. Para instalar uma impressora USB no Ubuntu, acione Sistema > Administração > Impressoras. Abre-se a caixa Impressoras. Nela, dê um duplo clique no ícone Nova Impressora. Surge um assistente para a instalação. Em Tipo da Impressora, escolha Impressora Local; e em Porta da Impressora, selecione USB Printer #1. Clique no botão Frente, para continuar. Agora, selecione o fabricante e o modelo da máquina. Clique em Aplicar. Na tela Impressoras, aparece um ícone com o nome da impressora configurada. Clique nesse ícone com o botão direito e escolha Propriedades. Na caixa Propriedades, acione Imprimir Uma Página de Teste. Sua impressora está prontinha para o trabalho.

6. Internet

A configuração de internet é feita automaticamente quando a conexão de banda larga usa o protocolo DHCP. Portanto, a conexão já está configurada: é só usar. Você pode alterar a configuração com o comando Sistema > Administração > Rede. Na janela Configurações de Rede, orelha DNS, adicione os endereços DNS e o domínio do provedor. Na orelha Conexões, selecione Conexão Internet e clique em Propriedades. Surge a tela Propriedades da Interface. Em Configuração, você pode escolher entre DHCP e conexão com endereço IP estático.

Nenhum comentário: