quarta-feira, 28 de maio de 2008

Microsoft demonstra multitoque do Windows 7

"Microsoft exibe laptop Dell rodando versão do Windows 7 com interface sensível ao toque.

Engenheiros da Microsoft exibiram, pela primeira vez, uma versão do Windows 7 instalada num notebook da Dell com as funcionalidades multitoque.

No computador, é possível selecionar ícones por meio do toque dos dedos na tela. A funcionalidade permite clicar, arrastar e soltar.

No caso de manipulação de imagens, é possível ainda rotacioná-las, ampliá-las ou mesmo efetuar seleção e determinar corte apenas por meio do uso dos dedos.

O computador foi exibido na cidade de San Diego, Califórnia, onde a Microsoft participa do evento “All Things Digital”, organizado pelo Wall Street Journal.

Segundo a diretora corporativa Julie Larson-Green, rodar o Windows 7 sensível ao toque não exigirá mais hardware do que já pede o Windows Vista, com exceção do monitor, que obviamente deve ser capaz de reconhecer o toque sobre a tela.

Julie explicou que algumas das características desenvolvidas para o Windows 7 já estão disponíveis no Microsoft Surface, espécie de PC em formato de mesa operado exclusivamente por toques sobre a tela.

Na opinião da executiva, o toque não substituirá definitivamente o mouse e o teclado, mas será um auxiliar. “Em algumas operações, é simplesmente mais fácil tocar na tela”, disse Julie.

A Microsoft postou um vídeo no blog do Windows Vista que demonstra como funciona o recurso sensível ao toque do Windows 7."

Imagem e Som da Nova Geração

"Pois é, mal o DVD se firmou como mídia popular, substituindo de vez o VHS e em parte o CD como mídia para gravação de dados, e já temos um substituto do DVD na área.

Depois de travar uma batalha com o HD-DVD da Toshiba, mesma idealizadora do DVD, como aconteceu antigamente com o VHS e o BetaMax, o Blu-ray da Sony se consolidou como a mídia do futuro após a Toshiba comunicar em 19 de Fevereiro de 2008 a decisão de não continuar com o desenvolvimento, fabricação e comercialização do HD-DVD.

Blu-ray, também conhecido como BD (de Blu-ray Disc) é um formato de disco óptico de 12 cm de diâmetro (igual ao CD e DVD) para vídeo de alta definição e armazenamento de dados de alta densidade. É capaz de armazenar filmes de até 1080p Full HD e requer obviamente uma TV de alta definição (Plasma ou LCD) para demonstrar todo o seu petencial.
Sua capacidade varia de 25 (camada simples) a 50 (camada dupla) Gigabytes. O disco BD usa um laser de cor azul-violeta, cujo comprimento de onda é de 405 nanômetros, permitindo gravar muito mais informação do que o DVD, que usa um laser de cor vermelha de 650 nanômetros.
E é este laser azul que originou o nome Blu-ray, sendo que “blue-ray” significa “raio azul” em inglês. A letra “e” da palavra “blue” foi tirada, porque em alguns países não se pode registrar uma marca com uma palavra comum.

Os discos de Blu-ray virão nos seguintes formatos:
BD-ROM: disco apenas de leitura.
BD-R: disco gravável.
BD-RE: disco regravável.

Criado pela Sony e pela Panasonic, o Blu-ray ainda conta com o apoio exclusivo da Warner Bros, MGM, Fox e Columbia Pictures.
Cabe agora ao consumidor decidir quando vai ser a hora de trocar toda a sua coleção de DVD´s pelos novos discos azuis da nova geração."

No site Americas.com você encontra Blu-ray players com preço de R$ 2999,00 à R$ 3999,00.

Créditos: Dimensão Particular